Entenda mais sobre soluções de conflitos familiares através da Mediação Familiar e sobre as áreas do Direito de Família.

PUBLICAÇÕES

Artigos autoriais e notícias sobre Direito de Família, Sucessões e Mediação Familiar.

A descrença no Poder Judiciário Brasileiro.

A descrença no Poder Judiciário Brasileiro.

O Direito no Brasil.

A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todos os lugares”.
      Por Martin Luther King.

Essa frase de Martin Luther King nunca foi tão atual. Um estudo realizado em 2019 pela Associação dos Magistrados Brasileiros, Fundação Getúlio Vargas e IPESP sobre a imagem do Judiciário Brasileiro, apresentou em números o que já havíamos constatado em nosso escritório, através de nossos clientes, uma triste descrença no poder mais importante da sociedade, que é o Poder Judiciário.

É através do Judiciário que cidadãos comuns recorrem ao Estado, quando por si sós não conseguem efetivar seus direitos na esperança de que a Justiça seja feita. Segundo o estudo, foi diagnosticado na população pesquisada “um clima de desconfiança, indignação e vergonha dos cidadãos em relação às instituições públicas; além do medo declarado quanto ao futuro do país e de suas próprias vidas”.

O que esperar de um país onde seus cidadãos pensam que “o aparato estatal lhes parece pouco confiável, seja do ponto de vista de práticas internas viciosas, não-republicanas, seja com relação à autoridade e à capacidade de resposta às demandas mais elementares da cidadania?

Enquanto Operadores do Direito, precisamos fazer a nossa parte, trabalharmos duro para a concretização da Justiça, convidando nossos clientes a lutar conosco para não perdermos a esperança na Justiça. Como afirmou o estoico Marco Aurélio, é ela, a Justiça, a “fonte de todas as outras virtudes”.

Pratiquemos nós, cidadãos comuns as virtudes que acreditamos que devam guiar a nossa sociedade, pois o que praticamos em nossa vida privada, se reflete em nosso trabalho, nos grupos aos quais pertencemos e, dessa forma, reverbera por todo o universo. Assim, encerro essa pequena reflexão novamente com Marco Aurélio que nos ensina: “Se algo não é justo, não o faz; se não for verdade, não o diga” e assim sucessivamente com as demais virtudes.

 

Um abraço para todos.

Drª. Larissa Reis (OAB/SP Nº. 359.225) e Drª. Mara Lúcia Nunes (OAB/SP Nº. 173.973).

VOLTAR

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato e diga-me de que forma poderei lhe auxiliar.

Será um prazer atendê-lo (a) para sanar suas dúvidas, receber seus comentários ou sugestões. Envie-me sua mensagem através do formulário ou entre em contato via telefone para agendar uma visita ao nosso escritório.

Larissa Reis Advocacia e Mediação.
Av. Paulista, 2421 - 1º. andar.
Bela Vista. CEP: 01311-300. São Paulo - SP.