Entenda mais sobre soluções de conflitos familiares através da Mediação Familiar e sobre as áreas do Direito de Família.

PUBLICAÇÕES

Artigos autoriais e notícias sobre Direito de Família, Sucessões e Mediação Familiar.

Mediação Familiar. A eficiência da Mediação na resolução de conflitos.

Mediação Familiar. A eficiência da Mediação na resolução de conflitos.

Advocacia colaborativa.

Conflitos familiares sempre trazem prejuízos para a vida dos envolvidos, desde prejuízos materiais, mas principalmente prejuízos emocionais que podem prejudicar e muito a saúde física e mental de todos os envolvidos e também das pessoas que estão em volta.

Se você está pensando em buscar uma Mediação para resolver seus conflitos familiares, tenha em mente que essa importante ferramenta de resolução de conflitos é pautada por alguns princípios que são essenciais para o sucesso pretendido. Saiba quais são:

• Princípio da Liberdade: esse princípio tem por objetivo garantir a liberdade das partes envolvidas no conflito de forma a decidirem o que querem conforme sua autonomia, sem, no entanto, se sentirem coagidas a aceitar qualquer tipo de proposta se esta não corresponder a sua vontade.

• Princípio da Não-Competitividade: a mediação é uma ferramenta que não coaduna com a competitividade, pois busca uma composição amigável através do diálogo, pautando todo o processo na boa vontade e na cooperação.

• Princípio do Poder de Decisão: no processo de mediação a decisão é tomada pelas partes e não por um juiz. Cabe ao mediador tão somente conduzir o processo de modo a facilitar a comunicação entre as partes. É uma oportunidade onde as partes são protagonistas.

• Princípio da Participação de Terceiro Imparcial: o mediador funcionará como facilitador da comunicação e não podendo tomar nenhuma ação na condução da mediação de forma a beneficiar qualquer das partes.

• Princípio da Confidencialidade: Tudo que é discutido na mesa de mediação ali permanece e não pode ser usado no processo judicial, caso não se obtenha um acordo nesse processo e é exatamente por causa desse princípio que o mediador não pode ser testemunha em processo judicial no qual mediou.

Assim, percebe-se que a mediação é um método eficiente e seguro para a resolução de conflitos familiares.

 

Um abraço para todos.

Drª. Larissa Reis (OAB/SP Nº. 359.225) e Drª. Mara Lúcia Nunes (OAB/SP Nº. 173.973).

VOLTAR

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato e diga-me de que forma poderei lhe auxiliar.

Será um prazer atendê-lo (a) para sanar suas dúvidas, receber seus comentários ou sugestões. Envie-me sua mensagem através do formulário ou entre em contato via telefone para agendar uma visita ao nosso escritório.

Larissa Reis Advocacia e Mediação.
Av. Paulista, 2421 - 1º. andar.
Bela Vista. CEP: 01311-300. São Paulo - SP.