Entenda mais sobre soluções de conflitos familiares através da Mediação Familiar e sobre as áreas do Direito de Família.

PUBLICAÇÕES

Artigos autoriais e notícias sobre Direito de Família, Sucessões e Mediação Familiar.

E agora? Quem vai pagar as dívidas do falecido?

E agora? Quem vai pagar as dívidas do falecido?

Direito das Sucessões.

Todos os dias nos deparamos no escritório com a preocupação dos herdeiros no que se refere ao pagamento das dívidas do ente querido falecido. Além de ter que lidar com a dor da perda, com as coisas práticas do dia a dia depois do falecimento daquele familiar, é necessário reunir forças para ter que lidar com a burocracia do inventário. E nesse turbilhão de emoções e coisas para resolver vem a pergunta que não quer calar, quem vai pagar as dívidas do falecido?

Quando falecido só deixou bens a partilhar, não há preocupações, além das preocupações habituais de quem fica com o que, ou qual a parte que cabe a cada herdeiro. Porém, quando além de bens o falecido deixa dívidas a preocupação dos herdeiros ganha outra hierarquia, pois muitas pessoas acreditam que por serem herdeiras terão que se responsabilizar pelas dívidas deixadas.

Quando alguém falece, todos os bens, direitos e obrigações da pessoa falecida fazem parte do que o direito chama de espólio e é esse espólio que será partilhado entre os herdeiros. Ou seja, os herdeiros receberão o bônus, mas também o ônus deixado pelo seu parente falecido. Assim, se o falecido deixou dívidas, estas deverão ser pagas pelo patrimônio deixado por ele e os herdeiros só terão direito a herança se sobrar patrimônio depois de quitadas todas as dívidas.

A boa notícia é que, se o patrimônio do falecido não for suficiente para pagar as dívidas dele, os herdeiros não têm a responsabilidade de quitá-las, pois o limite para o pagamento das referidas dívidas é o próprio espólio. Porém, o que acontece se a cobrança da dívida acontecer depois da partilha dos bens? Se isso acontecer, cada herdeiro se responsabilizará de maneira proporcional ao quinhão que lhe coube no momento da partilha e também nesse caso, até o limite da herança que foi recebida.

Em outras palavras, os herdeiros não respondem pelas dívidas deixadas pelo falecido com seus próprios bens, pois a quitação das dívidas, quando existirem, deverá ser realizada pelos bens deixados pelo de cujus (falecido).

 

Um abraço para todos.

Drª. Larissa Reis (OAB/SP Nº. 359.225) e Drª. Mara Lúcia Nunes (OAB/SP Nº. 173.973).

VOLTAR

ENTRE EM CONTATO

Entre em contato e diga-me de que forma poderei lhe auxiliar.

Será um prazer atendê-lo (a) para sanar suas dúvidas, receber seus comentários ou sugestões. Envie-me sua mensagem através do formulário ou entre em contato via telefone para agendar uma visita ao nosso escritório.

Larissa Reis Advocacia e Mediação.
Av. Paulista, 2421 - 1º. andar.
Bela Vista. CEP: 01311-300. São Paulo - SP.